Virgínia Barros é gaúcha, radicada em Minas Gerais desde 1999, onde mantém sua fábrica, produzindo sapatos, roupas e acessórios autorais, feitos à mão, símbolo de originalidade e arte, uma referência da moda sustentável.
Contar histórias é a essência da sua marca com destaque para “Caatinga”, “O Que Nós Mulheres Queremos”, “Papel, Passado e Futuro”, “Manoel de Barros”, “Raça Humana”, “Serra do Cipó” e “Vintage”. “Sapato Bio” é o seu projeto mais inovador e vanguarda. Lançado em 2023, propõe uma abordagem revolucionária que acaba com o desperdício ao produzir sapatos 100% biodegradáveis e compostáveis.
Suas coleções mesclam o passado e o presente, criando uma estética distinta que ressoa com o público moderno enquanto celebra tradições atemporais, presente em 5 lojas que levam seu nome nos principais pontos do Brasil (Brasília, São Paulo, Belo Horizonte), além do e-commerce.
Com projeção nacional, atua na concepção de figurinos para teatro e shows de renomados grupos, bem como na participação em figurinos de jornalismo televisivo, programas de TV e cinema brasileiro.
Soma centenas de citações na imprensa e há 15 anos participa, regularmente, de desfiles no maior evento de moda do país, o São Paulo Fashion Week.
Jornalista de formação, cursou estilismo na Escola de Belas Artes da UFMG, onde mais tarde foi professora de Desenho e História do Calçado. Estudou desenho do calçado na Central Saint Martins, em Londres.
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